Boas Práticas de Fabricação de… água!

Isso mesmo. Boas Práticas de Fabricação de água! Você sabe o que é? Qual a importância em sua vida?

 

BPFs3
Dia de treinamento de BPF ministrado pelo Químico Responsável Fabio Simplício

Bem. O conceito das Boas Práticas vem ganhando força nos últimos anos em diversos setores da economia: meio ambiente, agricultura, comércio, indústria; até mesmo algumas empresas e profissões já têm passado a seguir essa espécie de código que serve para nortear um conjunto de ações e métodos que visam garantir, de uma forma mais ampla, benefícios e respeito ao bem-estar da sociedade. Cada um dos elos atuando da melhor forma possível dentro de sua esfera de responsabilidade.

BPFs2As mineradoras de água compõem um setor absolutamente estratégico para a vida da sociedade, sendo assim, para as empresas sérias do segmento, assumir essa responsabilidade é condição essencial. No contexto do setor de produção de água, as Boas Práticas de Fabricação (BPFs) significam um conjunto de cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança do produto e minimizar riscos de contaminação. Na Leguian, englobam também todo o projeto das instalações industriais e, principalmente, a capacitação e treinamento dos funcionários.

Mas não é só isso. De acordo com o químico e consultor da Leguian, Bruno Affonso dos Santos, no que diz respeito aos cuidados com a construção das instalações, as BPFs foram projetadas de forma a evitar riscos de contaminação por pragas, contaminação cruzada e abrangem também todas as etapas de higienização e monitoramento (com análises microbiológicas) desde a captação, reservatórios, tubulações, maquinários e processo de higienização das embalagens. Além da preparação e controle de produção do produto final.

“A Leguian investiu no momento da construção da empresa e investe continuamente no treinamento e capacitação de seus funcionários. A empresa também investe no acompanhamento de seus processos por um laboratório terceirizado que validam os resultados obtidos em seu laboratório próprio de controle de qualidade. Hoje, as BPFs também são aplicadas à seleção das embalagens antes do processo de higienização, além da recepção dos insumos, armazenamento adequado, seleção de fornecedores”, afirma.

 

Zelo pelo consumidor e pela sociedade

Como resultado direto para o consumidor, esse processo responsável assegura, juntamente com os processos operacionais padronizados e metodologias de monitoramento, a qualidade e segurança do produto final. Esses procedimentos são a garantia de que o consumidor está adquirindo um produto seguro e dentro das especificações e normas do setor.

BPFs1Para Bruno, os maiores desafios dentro das BPFs estão intimamente ligados à capacitação da equipe de funcionários, uma vez tratar-se dos profissionais responsáveis pela operação. “Os desafios sempre existirão, pois o processo de capacitação é contínuo, sempre reciclando os funcionários antigos e sendo muito aplicado aos novos”, observa.

Consciente da importância desse ponto, Danielle Mendes, Diretora da Leguian, explica que os treinamentos são contínuos na empresa. Vão desde papos semanais com os colaboradores para a leitura de um Procedimento Operacional Padrão (POP) e dinâmicas em grupo enfatizando a importância de cada membro da equipe, até palestras mais elaboradas abordando temas como higiene pessoal e dos equipamentos, formas de higienização de galões, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

“Os treinos fazem parte da evolução da qualidade. Toda semana queremos ser melhores do que a semana anterior. Pequenas melhorias tais como a eliminação de pontos de sujeira, layout fabril ou mudanças em procedimentos são vistas e discutidas durante estes momentos que dedicamos para pensar como fazer uma água cada vez melhor e mais segura”, destaca.

Ainda segundo ela, a Leguian não se limita apenas a treinamentos internos, mas também busca capacitação externa. “A equipe participa de treinamento oferecido pela ANVISA/RJ (curso de manipulador de alimentos); reciclagem ministrada pela Ozion sobre boas práticas de fabricação; curso de caracterização de águas oferecido pela Baktron; palestras na Firjan, entre outros. Em 2019, nossa analista de qualidade iniciou o curso técnico em química e já temos um treinamento para a equipe agendado para março, no 41º Curso de Capacitação Técnica para Águas Envasadas, oferecido pela Ozoxi”, enumera Danielle.

 

2 Respostas

  1. João Neto
    | Responder

    Dani,

    Muito bom. Parabéns para vc e para toda a equipe de profissionais Leguian.

    Vamos avançar com o Clube da Água. Vai dar certo.

  2. […] processamento e envase, deve obedecer às condições higiênico-sanitárias e às famosas Boas Práticas de Fabricação, sem alteração e comprometimento de suas características […]

Deixe uma resposta