A principal diferença entre Água Mineral Natural e Água Adicionada de Sais Minerais é que a água adicionada em seu processo de envase recebe um enriquecimento de sais minerais previsto pela ANVISA e em proporções determinada por profissional habilitado de acordo com as características especificas da água em questão.
Ao contrário do que se pensa uma água mineral não é obrigatoriamente própria para consumo humano ou melhor que uma adicionada de sais. Existem minerais boas e ruins. Existem adicionadas boas e ruins.O segredo é olhar o rótulo e ver sua composição e então decidir a melhor para o seu tipo de necessidade. Mais informações
Água adicionada de sais
É a água para consumo humano envasada contendo um ou mais dos compostos previstos can pilates help lose weight no regulamento da ANVISA. Não deve conter açúcares, adoçantes, aromas ou outros ingredientes. É uma água que pode ou não ser de uma fonte natural.
Água adicionada de sais minerais é purificada balanceada com pelo menos um dos seguintes sais, de grau alimentício: bicarbonato de cálcio, bicarbonato de magnésio, bicarbonato de potássio, bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio, carbonato de magnésio, carbonato de potássio, carbonato de sódio, cloreto de cálcio, cloreto de magnésio, cloreto de potássio, cloreto de sódio, sulfato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de potássio, sulfato de sódio, citrato de cálcio, citrato de magnésio, citrato de potássio e citrato de sódio e envasada.
Ela deve possuir características próprias e estar em conformidade com os padrões físico-químicos e microbiológicos definidos em Resolução da ANVISA. Saiba mais
Água Mineral Natural
Obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas (poços) e envasada.
Para ser considerada uma água mineral natural precisa ter quantidade mínima de sais minerais, estabelecidos em legislação específica. É o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) quem verifica as informações e concede a classificação.
O objetivo é comprovar a quantidade mínima de sais minerais contidos na água, sua potabilidade e os limites máximos para substâncias que podem ser nocivas ao ser humano.
A água mineral natural não pode passar por processos que alterem suas características naturais, tais como adição ou remoção de sais minerais, processos de equilíbrio de PH ou outros. Saiba mais
Curiosidades sobre a água
A água é uma substância química muito ativa que tem grande facilidade de dissolver e reagir com outras substâncias, tanto inorgânicas como orgânicas. Seu poder ionizante e sua constante dielétrica são muito elevadas. É o solvente mais empregado e difundido. É interessante lembrar que a água, na Natureza, não contém sempre o total de minerais dissolvidos e na quantidade suficiente que os organismos animais necessitam. Sabe-se que apenas em valores médios, ela supre menos do que 5% dessas necessidades diárias.
Possivelmente a dureza* da massa aquática alcalina (maior quantidade de cálcio, magnésio e micronutrientes ) não seja o fator intrinsecamente protetor, porém um líquido mais leve*, de menor concentração de sais, por ser deficiente em tais elementos será ácido e assim podendo deslocar vários elementos, entre eles os metais pesados, portanto com tendência de se formarem substâncias tóxicas até sob ação de atuantes organismos, em pH mais baixo, sendo em princípio mais rica em complexos com gradientes ou não de toxicidade.
Outra curiosidade é que o solo pode servir de filtro e/ou depósito natural. Dacach, (1990), relata que “séculos antes de Cristo, os chineses abriam poços com até 450 metros de profundidade para obter água boa para beber” e que “ os egípcios cavaram a terra ao redor do rio para obter água boa, porque não podiam beber a água do rio”, como também que na Bíblia, a palavra água é citada cerca de 500 vezes, traduzindo sua importância para os antigos hebreus. Em “êxodos 15 e 17 sobre à peregrinação dos hebreus em companhia de Moisés, que batendo no rochedo em Horeb, obtinha água para o povo beber”, referindo-se ao lençol freático em rocha arenosa ali existente. Já, “em um dos poços de José tinha-se 90 metros de profundidade onde era extraída água de boas características, pelo do esforço de um burro.”
No Livro Sagrado diz-se que Moisés, o verdadeiro “pai da engenharia sanitária”, adocicou as águas amargas de Marah, lançando dentro delas um lenho que o Senhor lhe havia mostrado; ainda que Elisha curou uma cisterna lançando sal em seu interior”, (Dacach, 1990).
Definições para águas
• Água para consumo humano
Água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem;
• Água potável
Água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde.
Definições de águas engarrafadas existentes no Brasil
• Água Mineral Natural
É a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais;
• Água Natural
É a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes, em níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para água mineral natural. O conteúdo dos constituintes pode ter flutuações naturais;
• Água Adicionada de Sais
É uma água para consumo humano purificada e envasada, contendo 30mg/L de um ou mais dos sais: Cálcio, Potássio, Sódio e Magnésio, com tipos e quantidades previstas e regulamentadas na RDC 274 ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Não deve conter açúcares, adoçantes, aromas ou outros ingredientes.
A água adicionada de sais, pouco difundida ainda no Brasil, é muito consumida internacionalmente. Este produto apresenta uma opção à água mineral.
A oferta de diversos tipos de água busca atender as necessidades particulares de diferentes clientes. O importante é que cada consumidor possa avaliar as suas necessidades e ter opções.
Em uma água adicionada de sais é permitido regular o PH tornando-o mais alcalino, fazer a purificação e ainda balancear com uma quantidade maior de sais do que a usualmente encontrada nas minerais aumentando assim a oferta de minerais para os consumidores.
Para uma indústria de água adicionada de sais funcionar é necessário que tenha um químico responsável, siga padrões estabelecidos pela vigilância sanitária que incluem POPS (Procedimento Operacional Padrão), cursos de BPF ( Boas práticas de fabricação) para todos os funcionários, análises de seus produtos e efluentes, políticas adequadas de descartes entre outras. Todos os poços devem estar legalizados no órgão competente. Esclareça-se que nenhum alimento pode ser comercializado sem que haja legislação regulamentando sua venda para consumo humano. A água adicionada de sais é regulamentada pelo Ministério da Saúde nos termos da Portaria 2914/2011 e pela ANVISA consoante RDC 275/2002, RDC 274/2005 e RDC 173/2006.
CURIOSIDADES
Algumas definições de água engarrafada no mundo
Natural water
Água obtida através de fontes naturais subterrâneas.
Spring water
Água de surgência que pode fluir naturalmete ou ser captada através de bomba. Deve ter um conteúdo total de sólidos dissolvidos (TDS) em qualquer nível.
Mineral water
Água captada de uma fonte subterrânea que pode fluir naturalmente para a superfície ou nãoa. Deve ter um conteúdo mínimo de 250 mg / L de sólidos dissolvidos totais (TDS). No Canadá a água mineral deve ser ozonizada antes de ser engarrafada.
Glacial Water
Água proveniente de fontes naturais de geleiras.
Demineralized Water
Água tratada que deve ter um teor total de sólidos dissolvidos (TDS) não superior a 10 mg / L. O tratamento utilizado pode ser: osmose reversa, deonização e ou qualquer outro tratamento aprovado no país em questão.
Prepared water
Origina-se de qualquer tipo de abastecimento (natural ou não), deve ser submetida a tratamento que modifique a água original para cumprir os requisitos de segurança química, microbiológica e radiológica para a água pré-embalada.Pode ser enriquecida de sais.
Purified water
Água que foi filtrada ou processada mecanicamente para remover impurezas e torná-la adequada para uso. A água purificada por outros processos, incluindo ozonização, osmose reversa, filtração de carbono, microfiltração, ultrafiltração, oxidação ultravioleta etc e enriquecida com sais minerais.
Veja outros tipos existentes no mundo no link: http://www.bottledwater.org/types/bottled-water
*Nota:
1- Aditivos químicos são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor ou melhorar a sua aparência.
Fontes utilizadas:
Anvisa – Portarias
Deixe uma resposta